domingo, 31 de março de 2013

VISITAS VIRTUAIS PARA PRESIDIÁRIOS

Metade dos presos das penitenciárias federais faz visitas virtuais, conforme levantamento do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Parceria entre o Depen e a Defensoria Pública da União (DPU), a iniciativa permite que detidos nas quatro cadeias federais tenham contato com parentes, cônjuges e amigos, mesmo que a distância, numa tentativa de manter vínculos afetivos e facilitar a ressocialização.
O projeto também serve para a realização de audiências judiciais por videoconferência, que já superam em número as audiências presenciais.
Em 2012, 232 presos de um total de 446 (52%) realizaram 870 visitas, mobilizando 2.215 familiares. A maior parte dos contatos ocorre em Campo Grande e Porto Velho. Estão recolhidos em estabelecimentos federais de segurança máxima presos de alta periculosidade para a segurança pública. Durante a visita virtual, o preso permanece com algemas nos tornozelos, acompanhado por um agente penitenciário - que não deve aparecer nas imagens (mas que se vêem obrigados a assistir tudo que acontece durante a visita virtual).
"O projeto da visita virtual humaniza o cumprimento da pena. O deslocamento dos presos federais para Estados diversos dificulta o contato com a família", avalia o defensor público-geral federal, Haman Córdova.
Parte dos cerca de 2.245 estrangeiros presos no Estado de São Paulo pode começar a receber visitas virtuais dos parentes. A Secretaria da Administração Penitenciária está desenvolvendo estudos para que esses presos, a maioria recolhida na Penitenciária de Itaí, no interior do Estado, possa utilizar o Skype para se comunicar com os familiares que residem em diversos países.
Segundo a secretaria, em um primeiro momento, os presos espanhóis devem experimentar o método, tendo em vista entendimentos que avançaram com o Consulado Espanhol em São Paulo. Atualmente, existem 106 espanhóis presos em São Paulo, conforme dados de junho.
Nas demais 155 unidades do sistema paulista, as visitas virtuais não foram implementadas. Segundo a assessoria da secretaria, o motivo é que em todos os fins de semana ocorrem visitas presenciais. As virtuais dos presídios federais se justificariam pela longa distância entre as unidades e o local de residência das famílias dos presos.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Espirito Santo de luto: Morre o radialista Jairo Maia

 
O radialista Jairo Maia morreu na madrugada desta sexta-feira (29), no hospital Santa Rita, em Vitória. Ele tinha 77 anos e estava internado para tratar de um linfoma e teve falência múltipla dos órgãos, segundo familiares. Jairo ficou conhecido por comandar por décadas o mesmo programa de rádio.

O filho de Jairo diz que, apesar da dor da perda, o sentimento é de missão cumprida. "Foi um câncer que veio de forma muito agressiva. Ele sempre reclamava de dor, mas cada um tem uma missão e ele cumpriu a dele aqui. O mais importante é que ele não sofreu", disse Jairo Maia Júnior, professor universitário.

O velório do radialista acontece a partir das 10h no cemitério Jardim da Paz, em Laranjeiras, na Serra, Grande Vitória. O enterro está previsto para às 16h no  mesmo cemitério. Jairo era natural de Bom Jesus do Norte.
Pioneiro em colocar no ar os pedidos de música por telefone, segundo informações repassadas ao jornal A GAZETA em 1996, chegou a congestionar as linhas telefônicas na Capital e a receber um pedido para mudar de horário seu programa.

Triste coincidência
Também nesta sexta-feira (29), logo no início da manhã faleceu o operador da área de Manutenção em Rádio e TV da Rede Gazeta José Henrique Pinto, de 59 anos. José Henrique, que atuava na Rede há 23 anos - sendo mais de 15 deles como operador do programa de Jairo Maia -, sofreu um infarto fulminante nas dependências da empresa, foi socorrido de imediato, mas não resistiu.


quarta-feira, 27 de março de 2013

Hospital precisa de doadores de sangue de todos os tipos

ação
doação de sangue
IPATINGA - O setor de Hemoterapia do Hospital Márcio Cunha (HMC) necessita, com urgência, de doadores para elevar seus estoques de sangue, de todos os tipos sanguíneos. A necessidade maior é de plaquetas, uma parte do sangue humano obtida do fracionamento do sangue total fornecida pelo doador e utilizado principalmente nas doenças da coagulação do sangue. “Com a chegada dos feriados, nossos estoques ficam comprometidos”, explica o médico hematologista Marcos Aurélio Mergh Murer.
Os voluntários podem se dirigir ao setor de Hemoterapia da Unidade I do Hospital Márcio Cunha, no bairro das Águas, para fazer a doação, que é rápida e segura. Não há necessidade de agendamento de data ou horário. A Hemoterapia do HMC funciona de segunda à sexta, das 7h às 16h. Para doar, é preciso levar documento oficial com foto e assinatura e a Identificação Hospitalar (IH).
Segundo as recomendações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), são critérios para doação de sangue: estar em boas condições de saúde; ter entre 18 e 68 anos ou idade de 16 e 17 anos com o consentimento formal do responsável legal; pesar mais de 52 kg e ter comportamento sexual seguro.

Usiminas põe à venda imóvel no Shopping do Vale do Aço


Wôlmer Ezequiel
consul
Hipermercado situado no Shopping do Vale do Aço possui mais de 400 funcionários
 
 
IPATINGA – Uma informação que começou a circular nas redes sociais neste fim de semana dá conta de que a Usiminas teria pedido os imóveis de sua propriedade em uso pela Cooperativa de Consumo de Empregados da Usiminas (Consul). A princípio, a informação confirmada pelo DIÁRIO DO AÇO é de que a empresa pretende alienar (vender) seu imóvel situado na Avenida Pedro Linhares Gomes, no Shopping do Vale do Aço, pelo valor de R$ 30 milhões.
O Hipermercado Consul, que possui aproximadamente 420 funcionários na loja do Shopping, durante a assembleia anual convocada para o último domingo (24), informou a decisão da Usiminas. Após o término do encontro, o assunto veio à tona nas redes sociais por meio de empregados e parentes, que temem pelo fechamento da unidade. A princípio, o valor poderia ser levantado, mas não há sinalização quanto à decisão da cooperativa – que tem prioridade na compra -, tampouco sobre um possível fechamento ou mudança para outro espaço.
A informação sobre a intenção da Usiminas de alienar o imóvel está descrita em documento enviado pela direção da siderúrgica à cooperativa, datado do dia 18 de março. Para a venda do imóvel, a preferência seria da Consul, por ser a atual inquilina. Porém, caso não haja manifestação por parte da cooperativa, a Usiminas estaria “livre” para buscar outros interessados na compra do imóvel.
O contrato de locação entre a Usiminas e a cooperativa foi firmado em 29 de setembro de 1998. Conforme a notificação, a Consul teria de pagar os R$ 30 milhões à vista, sendo 50% no ato da assinatura da promessa de compra e venda e 50% quando da lavratura da escritura pública.
Caminho a seguir...
Entretanto, segundo informações de bastidores, um documento assinado pelo então presidente da Usiminas, Rinaldo Campos Soares, cedeu o local à cooperativa por meio de comodato por 99 anos. Procurado pelo DIÁRIO DO AÇO, o presidente da cooperativa, Matusalém Dias Sampaio, disse que “está vendo qual o caminho a seguir”, e prefere aguardar o desenrolar da situação para se pronunciar posteriormente.
Feitas as considerações por meio da notificação, a empresa aguardará manifestação da Consul pelo prazo de até 30 dias para apresentação de proposta formal de compra nas condições dispostas no documento, contados a partir da data de seu recebimento.
Shopping
Outro item da notificação estabelece que, observando a convenção de condomínio do Shopping do Vale do Aço, ainda que exista interesse da Consul para aquisição do imóvel, ou não manifestado o seu interesse, seja apresentada proposta de terceiros, prevalecerá, em última análise, o direito de preferência da Intermall Empreendimentos e Participações Ltda., coproprietária, em conjunto com a Usiminas, no empreendimento denominado Shopping do Vale do Aço.      
Consul
A Consul, a maior cooperativa de consumo de Minas Gerais, é a 4ª do Brasil. No ano de 2012, completou 50 anos de fundação e em 2013, 50 anos de operação. Durante a assembleia, o presidente frisou o tamanho da Consul, ele pontuou que “em Ipatinga, a cooperativa é pequena, mas caso estivesse instalada em Coronel Fabriciano ou em outras cidades mineiras, seria uma das maiores empresas, ou até mesmo a maior”, declarou Matusalém Sampaio. Além da unidade do shopping, a cooperativa possui lojas nos bairros Cariru, Ideal, em Ipatinga; Timirim e Centro, em Timóteo.
 

"Bola de fogo" que assustou moradores do ES também foi vista no interior do RJ

A “bola de fogo” que assustou alguns moradores do Espírito Santo também foi vista na manhã desta quarta-feira (20) no interior do estado do Rio de Janeiro. Em Cabo Frio, testemunhas afirmaram que viram a movimentação por volta de 10h10 da manhã e dois helicópteros da Marinha teriam passado pelo local.
Segundo informações da Marinha do Brasil em São Pedro da Aldeia, o sobrevôo das aeronaves no local não teria relação com o incidente. Moradores de Araruama, Campos dos Goytacazes, São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo também disseram que viram o objeto de cor laranja.
No Espírito Santo, moradores disseram em redes sociais que o objeto de cor laranja apareceu no céu por volta de 10h30. O suposto meteorito foi visto nas cidades de  Vitória, Vila Velha, Cariacica, Anchieta e Aracruz.
De acordo com a assessoria da Infraero no Estado, o caso está sendo investigado. A produção do Folha Vitória tentou contato com o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo, em Santa Teresa, mas não obteve sucesso.
Fenômeno foi visto também no domingo no Rio
De acordo com informações do Portal R7, um rastro de fogo também foi observado no céu do Rio de Janeiro no fim da tarde do último domingo (17). Moradores da Baixada Fluminense compararam o fenômeno ao meteoro que caiu na Rússia na sexta-feira (15).
Para Ana Paula Dutrain, que filmou o rastro de fogo, a imagem era parecida com as cenas divulgas do meteoro que atingiu a Rússia, deixando cerca de 1.200 pessoas feridas.
"Estava lanchando com minha filha e meu marido no quintal quando de repente vi um negócio branco caindo. Na minha mente, eu achei que fosse um meteoro porque na proporção que ele caía, acendia uma luz de fogo. Se caiu na Rússia, pode cair aqui. Ninguém está livre".
Entretanto, o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e um especialista ouvido pelo R7 descartaram a possibilidade.
Pesquisador do Observatório Nacional, Fernando Roig acredita que possa se tratar de um avião. Segundo ele, o fato de o rastro sumir no horizonte poderia ser explicado pela curvatura da Terra. "A explicação mais plausível é de que seja um avião, pois está se movendo muito lentamente, extremamente lento. Não posso afirmar que seja um avião, mas com certeza não se trata de um meteoro. Muitas pessoas questionaram o fato do rastro sumir no horizonte, mas isso se explicaria pela curvatura da terra. Com isso, em algum momento o rastro teria de ser perdido de vista. A cor do rastro, um pouco alaranjada, também é um indício de avião, uma vez que no fim da tarde o sol estaria iluminando o avião de baixo para cima, o que daria essa coloração".
O INPE também descartou a hipótese de meteoro e explicou que “o comprimento e a velocidade são constantes, típico de rastro de condensação de um jato. O tempo de vida dos meteoros raramente chega a alguns segundos como foi o caso daquele na Rússia, isso porque a velocidade com que os meteoroides entram na atmosfera da Terra é normalmente superior a 7 km por segundo, podendo chegar até 75 km por segundo (270 mil km/h). Tipicamente, a velocidade de entrada na Terra desses objetos é da ordem de 26 km por segundo”.
O instituto ressaltou ainda que “como a destruição dos meteoroides, pra formar os meteoros, começa entre 90 e 100 km de altura, o tempo de duração de um meteoro seria menor que 14 segundos ou maior do que 1,3 segundo, assumindo-se que ele percorreria a distância de 100 km sem ser destruído. Uma série de fatores como seção de choque, ângulo de incidência na atmosfera, composição química do meteoroide e massa total, tem implicações sobre o tempo de vida do meteoro”.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Psicóloga Marisa Lobo escreve carta aberta ao deputado e ativista gay Jean Wyllys: “O senhor não debate, o senhor ofende”


A psicóloga cristã Marisa Lobo escreveu uma carta aberta ao deputado federal e ativista gay Jean Wyllys, onde critica o parlamentar por ameaças de processo que ela afirma estar sofrendo por se opor às suas ideias. Marisa Lobo afirmou também estar movendo um processo contra o deputado, e afirma que a ação de Wyllys contra ela é motivada por uma mentira.

- Cansada de ser Ameaçada de processo por uma mentira inventada pelo dep @JeanWyllys resolvi mover um processo contra o mesmo de (denunciação caluniosa) assédio moral e calúnia e difamação – escreveu a psicóloga em sua página no Facebook, junto de uma foto em que aparece ao lado de seus advogados.

- Foto dos meus advogados criminalistas (voluntários) que ao ver a vergonha das ameaças que sofro deste cidadão, resolveram pegar minha causa: Dr.Otoniel Oliveira e Dr.Hélio Anjos Ortiz. em reunião escolhendo os ataques de pessoas movidas pela indução das besteiras que diz esse deputado. no vemos então na justiça. Minhas provas segundo Criminalista estão claras. vamos ver as suas (sic) – completou.

Na carta ao deputado, Marisa Lobo afirma que Jean Wyllys se utiliza de palavras desrespeitosas para se referir a ela, o que não condiz com a imagem de um deputado, cargo que ela afirma ter sido alcançado pelo parlamentar por sorte.

Ela diz ainda que as acusações de Wyllys contra ela tem um forte impacto negativo na vida de sua família, e afirma ter provas da falta de tolerância da do deputado, que ela afirma agir por “infantilidade e falta de entendimento de que existam pessoas que são diferentes” dele.

Marisa Lobo afirma ainda que sua luta é pela democracia, e finaliza dizendo que Jean Wyllys deve aprender a respeitar e a se dar o respeito.

Leia a carta na íntegra:

Ao me deparar com as acusações e palavras desrespeitosas do deputado senhor Jean Wyllys se referindo à minha pessoa fiquei muito decepcionada, pois a ofensiva é de um ditador e não condiz com a imagem de um deputado. Aí pensei: não foi a nação que o elegeu foi a “sorte”, talvez por isso não respeite o cargo que ocupa e nem o povo, pois este não votou no mesmo, como prova seus poucos 13 mil votos, é o que penso.

Talvez por não ter tido ainda uma esposa, como o meu marido, não tenha a compreensão de como suas palavras dirigidas a mim podem ofender um marido, e talvez por ainda não ter filhos não saiba avaliar como os meus filhos se sentiram e se sentem com as mentiras que o senhor diz e inventa da mãe deles.

Sr. Jean Wyllys, faço questão, por respeito ao público, falar o seu nome. Porque não tenho o que temer nem a pretensão de manipular ou de arregimentar, nem de deixar situações mal explicadas com intuito de implantar uma dúvida ou uma confusão intelectual na cabeça das pessoas. Sou honesta intelectualmente.

As palavras do deputado sim são caluniosas e desonestas em sua intenção. Duras de ouvir, como mulher e como profissional. O senhor não debate; o senhor ofende, pratica assédio moral e bullying, uma mostra aparente de sua intolerância e de sua falta de limites. Mas o que mais me impressiona é a manipulação dos fatos e a “cara de pau”, me perdoe a expressão, de imputar crimes, calúnias e difamação às pessoas. Lei existe para todos em igualdade, e as leis estão a serviço da verdade, não a seu serviço, deputado. O senhor pratica abuso de autoridade, ou é folgado porque acredita que a imunidade parlamentar possa te autorizar a ofender pessoas e sujar o nome delas por simples orgulho, descaso e ódio? Ou divertimento? Penso ser infantilidade e falta de entendimento de que existam pessoas que são diferentes do senhor, que pensam e sentem diferente.

Eu e milhares de pessoas divulgamos o vídeo a que se refere, e em nem um momento o achei criminoso pois veicula imagens mostrando suas falas agressivas contra cristãos, contra nossa fé, e contra aqueles que se opõem às suas lutas, que nem sempre são legítimas. Alguém tem que ter a coragem, deputado, de te dizer isso. Diferente por exemplo da manipulação daquele programa CQC, onde o senhor perverteu sua fala e implantou maldosamente na mídia que “psicólogos Cristãos praticam tortura”. E isso tenho registrado em ata notarial com meus advogados, isso sim foi grave. Ou quando o senhor atribuiu a notícia de uma violência a homossexual à minha pessoa e à pessoa do pastor Silas Malafaia, induzindo claramente e atribuindo de forma criminosa um crime, uma culpa.

O que tenho a meu favor contra seu discurso de ódio e suas mentiras atribuídas a mim é, por exemplo, uma audiência pública do dia 27/11 em que o senhor participou. A gravação prova que tentei ser imparcial e lutar pelos direitos de todos (homossexuais, evangélicos, ex-gays… Enfim, pessoas humanas), e me pergunto: Quem manipulou com requintes de crueldade as informações? Quem induziu ao erro?

O senhor não me assusta com seus discursos de processo, acredito na justiça. A própria internet prova com datas quem disse e falou o que. E, deputado, não me arrependo de nenhuma palavra que disse do senhor, pois minha luta não é contra o senhor, é contra as suas estrapolações enquanto parlamentar.

Nessa guerra toda, conforme a ultima audiência que participei, ficou claro a minha honestidade. Mas, infelizmente, na sua tentativa de “dar show”, “causar” e atrapalhar os trabalhos, não ouviu uma só palavra, apenas deturpou o momento como sempre e não percebeu como tentei equilibrar e promover a paz. Mas acho que o senhor deseja mesmo é guerra, o que é uma pena. Mas dá ibope né, deputado?

Com suas palavras duras e mentirosas somente confirmei minhas suspeitas: o senhor precisa mais de orações e de alguém que freie suas motivações, pois está agindo como um ditador, travestido de idealista e protetor dos direitos humanos. Pois se fosse sensato dialogaria, como o deputado Marco Feliciano propôs ao senhor. Saiba que está criando uma guerra santa, manipulando pessoas, ações, pensamentos e falas. Sem remorso, sem culpa e sem se importar a quem está ferindo, está dando tiros para todos os lados para ver se consegue acertar em alguém. Vai conseguir, e está conseguindo, machucar muitas pessoas inocentes contradizendo sua luta.

Não se preocupe comigo deputado, sou pequena. O que tenho é minha profissão, que o senhor com suas mentiras e falas maldosas tenta destruir. É desumano o que o senhor faz comigo, eu apenas exerço meu direito de expressão e de professar minha fé; o que o senhor diz de mim é mentiroso. O senhor me usa como bode expiatório porque quer mostrar serviço. Sei que é uma ação orquestrada, que pode me prejudicar como já o fez com suas mentiras e manipulação de fatos, como faz em seu tuites, seu site e suas entrevistas. Tenta sempre me veicular ao curandeirismo, fato que a justiça já está ciente que foi manipulação de pessoas como o senhor, e que em tempo certo responderão por isso.

Em nenhum momento faltei com o respeito com sua pessoa, não usei palavras de baixo calão me referindo a quem quer que seja. Mas sim, contradigo e me oponho a algumas de suas falas por considera-las mentirosas e manipuladoras.

Deputado Jean Willis
O senhor fala tanto em discurso de ódio, mas só vejo ódio em seus discursos; a não ser quando está em programas de TV, onde faz tipo na frente das câmeras. Me perdoe se estou interpretando errado, mas é o que me parece; são suas atitudes que me levam a acreditar na sua falsidade social, suas palavras são a prova de seu ódio. Eu não odeio o senhor, mas confesso que tenho pedido a Deus para perdoá-lo e conseguir entender suas agressões, pois me parece que o senhor não tolera alguém que se oporem às suas ideias e não aceita o contraditório, fato lamentável para um parlamentar que tem a obrigação de primar pela liberdade de expressão e pela democracia.

Saiba, querido, que não somos deuses nem imortais, e um mandato dura apenas quatro anos. Não temos sempre razão, dialogar é a melhor opção, e devemos ouvir as razões do outro; precisamos muitas vezes sermos frustrados sim, para nos tornarmos seres humanos melhores.

Você pode enganar as pessoas, mas não a todas elas por muito tempo. Uma hora a verdade aparece, e espero por ela. Quanto ao processo que diz estar movendo contra mim: continue, talvez essa seja a chance de provar que o senhor me persegue. Pois eu sou povo, você é o deputado e deveria respeitar o cidadão e dar-se ao respeito.

Marisa Lobo.
Uma cidadã que exerce seu direito à democracia, de se opor aos desmandos de qualquer parlamentar. Tenho o direito ao contraditório.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Radialista é executado em Ipatinga


O radialista e bacharel em Direito, Rodrigo Neto, foi morto a tiros no fim da noite desta quinta-feira, no bairro Canaã.  Dois homens em uma moto aproximaram-se do radialista no momento em que ele preparava-se para entrar no carro, nas proximidades de um churrasquinho, na avenida Selim José de Sales, no bairro Canaã e dispararam diversas vezes em sua direção.
O radialista morreu alvejado com pelo menos dois tiros, um cabeça e outro no peito. A informação foi corrigida agora há pouco por policiais que trabalham na ocorrência.  A vítima chegou a ser socorrida com vida e levada para o Hospital Municipal de Ipatinga, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.  Ele era casado e deixa um filho.
Os executores saíram em alta velocidade depois do crime, sem serem identificados. A motivação do crime ainda está em apuração.  Atualmente, além de ser coapresentador do programa Plantão Policial, na rádio Vanguarda AM 1170, Rodrigo Neto também tinha voltado a trabalhar no jornalismo impresso.
Natural de Caratinga, no começo da década de 2000 Rodrigo Neto veio para Ipatinga trabalhar como repórter da editoria de Polícia no jornal DIÁRIO DO AÇO. Depois, saiu e permaneceu apenas no rádio, onde também trabalhava com noticiário policial. Alguns anos depois foi trabalhar no Diário Popular e atualmente tinha sido contratado para trabalhar no jornal Vale do Aço.
Nos dois anos anteriores, acumulou o cargo de assessor de imprensa da Prefeitura de Ipatinga, enquanto encerrava o curso de Direito. Sonhava em ser delegado da Polícia Civil e tinha prestado concurso em Minas Gerais e outros estados brasileiros.
Em uma de suas mais recentes postagens na rede social que usava ele escreveu: "Alguns crimes não são solucionados por acharem não ser conveniente cortar na própria carne".
O problema da insegurança tanto em Ipatinga quanto em quase todas cidades brasileiras tem causado este tipo de fato que choca a população. E as perguntas que ficam no ar é: “quem foi o mandante? Quando será feito justiça?”
Pessoas como Rodrigo Neto se tornam alvo de crimes de mando por que usam a mídia para denunciar criminosos que se escondem dentro de prefeituras, órgãos públicos, igrejas, etc. Sua voz como denunciante de crimes cometidos por “gente grande” da sociedade era conhecida, e por isto, aconteceu este lamentável fato com ele, e vai continuar acontecendo com outras pessoas que não se curvam ao crime e nem se vendem aos corruptos, e como a impunidade é certa, são pessoas como Rodrigo Neto que pagam o preço por protestarem contra esta bandidagem que domina setores da sociedade.

Ao redor do mundo