segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

SACANAGEM NO COMÉRCIO DO VALE DO AÇO!


Atenção, meus amados leitores... Vejam a SACANAGEM que anda rolando a solta aqui na região do Vale do Aço, e que os CONSUMIDORES denunciaram e o JORNAL VALE DO AÇO averigou, constatou e trouxe a público  corajosamente...
Quando a gente pensa que o ser humano ainda tem salvação, acontece uma situação como esta... O consumidor não está sendo respeitado... O que nos deixa revoltados... Vejam abaixo a transcrisção da matéria, na íntegra, acrescida de alguns comentários aqui deste blogueiro tirado a jornalista que estâ revoltado:
Consumidores denunciam injeção de água em carnes

Apesar de mais baratos, vários produtos vendidos como similares, camuflados com a sigla CMS, contêm fetos, peles, vísceras e até testículos de animais

 Num único teste realizado pelo jornal VALE DO AÇO em uma embalagem de peixe asiático vendido como Piramutada foi identificada a presença de 40% de água injetada no produto.
 DA REDAÇÃO – A ascensão da chamada "nova classe média" no Brasil vem mudando os hábitos de consumo das famílias, especialmente nos supermercados. Mas o surgimento de novas marcas, que anunciam produtos similares aos já estabelecidos na preferência do consumidor, exige atenção quanto à qualidade. No caso de alimentos, é importante verificar não só a validade do produto, como também sua composição e condições da embalagem e congelamento. Querendo economizar, muita gente leva pra casa itens que na realidade nada têm a ver com os benefícios esperados e, em casos mais graves, podem até oferecer riscos à saúde.
 Um bom exemplo é o iogurte, derivado do leite recomendado para atender as necessidades de cálcio em crianças e idosos, e as chamadas "bebidas lácteas", também vendidas em bandejas, mas que são produzidas à base de soro. Já quanto às carnes, o cuidado deve ser redobrado. Embutidos e defumados geralmente escondem aproveitamento condicional de itens que se o consumidor soubesse claramente quais são, provavelmente não levaria para casa. Neste caso, no rótulo a composição é disfarçada pela sigla CMS, que significa "Carne Mecanicamente Separada". Na categoria são encontrados fetos, peles, vísceras e até testículos de animais que são vendidos na forma de mortadela tubular, carne moída, salsicha e linguiça, entre outras. Neste último caso, também é comum encontrar percentual de toucinho muito superior ao recomendável, o que torna o produto excessivamente gorduroso e colabora para o descontrole dos níveis de colesterol no sangue. Seu consumo se constitui em um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares.

PEIXE DO VIETNÃ
Um caso que chega a ser escandaloso pela omissão das autoridades sanitárias é o alto índice de água injetado em carnes congeladas, como frango e peixes, para fazer o produto "render" na balança. Ou seja, comprando uma marca que teoricamente tem menor preço por quilo, o consumidor na verdade está gastando mais, ao levar para casa até 40% de água, além de peles, cartilagens, ossos e gorduras.
Nos supermercados da região, peixes estão sendo comercmializados como Piramutaba, mas conforme especialistas ouvidos pelo jornal VALE DO AÇO, na verdade se tratam da espécie "panga", pescada em rios poluídos da China e Vietnã, que são retirados de suas embalagens originais por distribuidores brasileiros, que também injetariam água, congelando-os novamente em outra embalagem.
Para não cair nesse golpe, é importante o consumidor estar atento. Marcas sérias também estão disponíveis no mercado, oferecendo carnes de qualidade com coloração rósea, presença quase nula de água após o degelo, e embalagens que preservam verdadeiramente o produto. O verdadeiro Piramutaba é encontrado em rios brasileiros, especialmente em Belém do Pará, e tem aspecto muito diferente daqueles de origem asiática.
A fiscalização é ineficaz, mas existem canais de denúncia
Muitos produtos de qualidade duvidosa hoje contam com selo da fiscalização federal em suas embalagens, mas apesar de possivelmente haver falhas no controle de qualidade dos alimentos oferecidos ao consumidor, órgãos públicos oferecem canais onde é possível denunciar abusos, até mesmo preservando o anonimato.
Vejam abaixo órgãos de denúncias:
Procon Coronel Fabriciano: Rua Ephrem Macedo, 259 – Santa Helena - (31) 3846-7707
Procon Ipatinga: Rua Diamantina, 71 – Salas 06 a 11 – Centro - (31) 3829-8446
Procon Timóteo: Praça Primeiro de maio, S/Nº - Ed. Macedo Soares - Sala 1516 - Centro - (31) 3847-4758
SIF (Serviço de Inspeção Federal)
http://www.agricultura.gov.br/ouvidoria
Por telefone gratuito:  0800 704 1995;
Dias de atendimento na semana: Funciona todos os dias da semana.
Horário de atendimento: das 8h às 20h, exceto aos feriados.
(As fotos são de Larirton Martinsk)
PALAVRA DO EDITOR DESTE BLOG:
Caraca meu, este lance de comprar peixe do Vitnan cimo se fosse o peixe Piramutaba, é dose para fazer leão durmir... E ainda pir cima cheio de água injetado, para aumentar o peso..
Isto é o cumulo dos absurdos no que se regere a desrespeito ao consumidor. Eu queria entender porque omitiram os nomes dos supermercados que estão com esta prâtica vergonhosa...
Tem que denunciar estes supermercados para que a população saiba onde estão entrando para gastar seu dinheiro...
Gente, tem que denunciar mesmo, não pode se calar não. Denunciem estes ladrões, pelo-amor-de-deus...
Estamos de olho...

Nenhum comentário:

Ao redor do mundo