segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

VIVEIRO DE IPATINGA SERÂ REVITALIZADO



Uma promessa maravilhosa para o povo de Ipatinga:
A REVITALIZAÇÃO DO VIVEIRO!


Proposta é ampliar a produção de mudas para plantio em parques e jardins e distribuição à comunidade
O viveiro possui cerca de 90 mil mudas de 156 espécies, das quais 27 tipos medicinais, 64 ornamentais e 65 arbóreas

IPATINGA - Para reverter a situação de precariedade do Viveiro municipal, a Secretara de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), está desenvolvendo um projeto de revitalização do local, com ampliação da produção de mudas e recomposição das matrizes cultivadas. Segundo a diretora do Departamento de Meio Ambiente (Demam) da Sesuma, Júlia Macedo, a revitalização do viveiro vem ao encontro da necessidade de devolver ao município a imagem de cidade verde e arborizada. Na década de 1990 e início dos anos 2000, Ipatinga chegou a ser considerada uma das cidades com maior índice de área verde por habitante e o viveiro era referência regional, contando também com o funcionamento da Farmácia Verde, com a distribuição gratuita de remédios fitoterápicos.
A administração municipal pretende revitalizar o viveiro e também reestruturar o programa da Farmácia Verde em Ipatinga. "No primeiro momento, as ações da Sesuma estão voltadas para a limpeza urbana, revitalização de áreas verdes, paisagismo e urbanismo. Simultaneamente, intensificamos a produção de mudas para recompor o acervo do Viveiro, dando continuidade às ações por meio do plantio em parques, canteiros e jardins", detalha Júlia Macedo.
Hoje, o Viveiro de Ipatinga possui cerca de 90 mil mudas de 156 espécies, das quais 27 tipos medicinais, 64 ornamentais e 65 arbóreas. Somente em janeiro foram produzidas quase 34 mil mudas e, segundo Júlia Macedo, a meta é produzir mais de 25 mil unidades por mês. 
Nesta perspectiva, a distribuição de plantas à comunidade também contribui com a arborização de Ipatinga, desde que sejam plantadas no município, conforme alerta a diretora. "Precisamos garantir que as mudas distribuídas à comunidade sejam plantadas aqui. Recebemos a informação de que grande parte das retiradas do viveiro não foi feita por moradores do município. Por este motivo, vamos instituir um cadastro prévio para evitar que isso aconteça", revela a diretora.
CITRONELA
Moradores interessados em receber a muda de citronela (Cymbopogon nardus) já podem procurar o viveiro, principal unidade de cultivo da planta na região. Apesar de não haver comprovação científica, a planta é muito parecida com o capim cidreira e possui componentes aromáticos, entre eles, o aldeído citronelal e o geraniol, sendo considerada um repelente natural contra insetos, afugentando, inclusive, o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
PALAVRA DO EDITOR
Esperamos que tais promessas não venham se tornar "PROMESSAS ESQUECIDAS" pois a população está cansada de ser levada na conversa. O povo de Ipatinga não é idiota, para ser levada na conversa.
Este  espaço natural é de suma importância para a população que curte a natureza.
Por isto estamos dando maior moral a este projeto e seus desenvolvedores, e estamos de olho esperando para ver este projeto cumprido.

Nenhum comentário:

Ao redor do mundo