segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Apenas um deputado federal participa assiduamente nas sessões da Câmara dos Deputados

De fevereiro a meados de julho, ocorreram 55 dias de sessões na Câmara dos Deputados para votação de projetos de lei, medidas provisórias, propostas de emenda à Constituição e outras matérias. Apesar de a assiduidade dos deputados federais ainda estar abaixo do que os eleitores esperam, o número de ausências caiu no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período em anos anteriores, segundo informações do site Congresso em Foco.
Entre os dez deputados da bancada capixaba em exercício, apenas Manato (PDT) esteve presente em todas as sessões e ocupa o primeiro lugar no ranking de assiduidade. Atrás dele vêm Audifax (PSB) e Lauriete (PSC), que faltaram apenas uma vez. Com 96,4% de presença, Cesar Colnago faltou duas vezes e ficou em terceiro lugar.
As posições seguintes são ocupadas por Paulo Foletto (PSB) - que compareceu a 49 das 55 sessões e tem 10,9% de faltas – e Dr. Jorge Silva e Suely Vidigal que estiveram presentes em 46 dias e têm 16,4% de faltas.
Entre os parlamentares que mais faltaram no primeiro semestre, Rose de Freitas ocupa a primeira colocação. A deputada participou de 41 das 55 sessões e tem 25,5% de faltas. Em seguida, vem Camilo Cola, que faltou 13 vezes e tem 24,1% de ausência, e Lelo Coimbra, com 12 faltas (21,8%).
De acordo com o levantamento, os deputados do país que exerceram mandato nos primeiros meses desta legislatura faltaram, ao todo, 3.762 vezes em dias de sessões deliberativas.
Comparado a anos da legislatura anterior, a assiduidade no plenário nesse primeiro semestre de 2011 foi maior. De acordo o site, no primeiro semestre de 2008, as ausências dos deputados somaram 4.924, enquanto no mesmo período em 2009 se ausentaram 4.892 vezes. No primeiro semestre de 2010, ano recorde em termos de ausência em sessões deliberativas, os parlamentares que exerciam mandato na época faltaram 7.567 vezes.

Nenhum comentário:

Ao redor do mundo