quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

15 anos servindo à comunidade

CONSEP COMEMORA ANIVERSÁRIO E MOSTRA À SOCIEDADE QUE SEGUE FIRME COM SEUS PROPÓSITOS



MARIA COELHO é a primeira mulher a assumir o posto de presidente do Consep

GOVERNADOR VALADARES -
Criado para servir à comunidade de diversas formas, o Conselho Comunitário de Segurança Preventiva de Governador Valadares (Consep-GV) comemora neste fim de semana 15 anos de atividades na cidade. Todavia, após tanto tempo atuando, muitos valadarenses se esqueceram dessa entidade ou deixaram de perceber o trabalho realizado por ela. Contudo, as atividades não pararam e os propósitos seguem firmes.

O Consep-GV foi criado em 2001, a partir de uma mobilização da Polícia Militar  — que na época passava por muitas dificuldades estruturais —, para colaborar diretamente com a segurança preventiva no município. Além de doações aos órgãos de segurança pública, o Conselho contribui com programas e projetos que visam à prevenção do uso de drogas e da violência, através da educação.  

De acordo com a primeira mulher presidente do Consep, Maria Coelho Barbosa e Souza, a organização sem fins lucrativos é mantida por meio de contribuições da sociedade, desde sua inauguração. "Na época, a polícia cadastrou a população, as pessoas que queriam contribuir, para fazer doações por meio da conta de água, e surtiu efeito, pois até hoje recebemos doações que ajudam a manter nossas atividades e a suprir as necessidades. Com o passar dos anos, as necessidades da PM foram sendo supridas novamente pelo Estado, mas até hoje atendemos emergências como, por exemplo, o conserto rápido de algum aparelho", explica Maria Coelho.

"O brasileiro tem memória curta." A frase reflete um pouco o esquecimento das pessoas sobre o que é o Consep e até mesmo de sua existência. "Isso fez com que nós caíssemos um pouco no esquecimento, porque não atuamos à frente de nenhuma atividade, mas sim nos bastidores. Fomos criados com esse propósito, para dar suporte às instituições da segurança, e temos feito isso durante estes 15 anos. Vale ressaltar que não somos uma organização governamental e nossos membros são representantes de várias instituições da cidade. Com isso, ajudamos a atender a essas demandas e a melhorar o serviço", destacou a presidente.

Para as pessoas que quiserem conhecer as atividades do Consep basta comparecer às reuniões de bairro ou ir à entidade, que funciona no prédio da Risp, na avenida Minas Gerais,  2.100, bairro Maria Eugênia (é preciso agendar horário pelo telefone 3203-4194). "As pessoas ainda podem contribuir financeiramente conosco. Gosto de uma frase que me motiva no trabalho: 'Seja a diferença do que você quer no mundo'", concluiu Maria Coelho. 


Leia mais em: http://www.drd.com.br/news.aspid=50089800032037810000#ixzz3wbUwn0Ec

Nenhum comentário:

Ao redor do mundo