segunda-feira, 20 de março de 2017

Desrespeito à faixa em Ipatinga coloca vida de pedestres em risco

Neste ano, um idoso morreu após ser atropelado ao atravessar à faixa. Segundo a PM, multa para motorista flagrado é gravíssima.

O desrespeito à faixa de pedestre coloca a vida de muitas pessoas em risco em Ipatinga e pode gerar multa gravíssima aos motoristas imprudentes. Um levantamento da Polícia Militar aponta que 64 pessoas foram vítimas de atropelamento somente em 2016, mas não especificou o número de pessoas atropeladas na faixa de pedestre. Em janeiro deste ano, foram registrados quatro casos; uma das vítimas foi um idoso de 80 anos, que morreu após ser atingido por um carro enquanto atravessava à faixa.
A filha dele conta que o pai estava fazendo caminhada quando foi atropelado; o motorista fugiu. "Só sabemos que é um carro de luxo e preto. O condutor fugiu sem prestar socorro. É muito revoltante porque tiraram a vida do meu pai e ele estava correto", diz a empresária Carmem Verônica Rodrigues Rangel. Fernando Rodrigues Chaves ficou internado por 30 dias e morreu no início deste mês.

A vigilante Ludmila Pinho trabalha próximo à faixa onde o idoso foi atropelado e diz que a desrespeito no local é frequente. "Os carros só passam em alta velocidade e é muito difícil alguém parar. O movimento é muito grande por aqui porque tem uma escola e um supermercado perto da faixa. Não sei como ainda não aconteceu nada pior. Somente Deus que cuida", lamenta Ludmila.

A soldado da Polícia Militar, Jéssica Nayara, explica que a equipe de trânsito faz fiscalizações diárias nos locais próximo às faixas para evitar acidentes. A multa para quem for flagrado não dando preferência ao pedestre é gravíssima no valor de R$ 293,47. “A maioria dos acidentes ocorre por falta de atenção ou imprudência de motoristas ou dos próprios pedestres”, diz.

Ainda de acordo ela, medidas simples de respeito e segurança no trânsito devem ser seguidas tanto pelos motoristas como pelos pedestres. "A atenção deve ser redobrada. Os pedestres devem olhar a velocidade da via e do carro, a distância que os veículos estão no momento da travessia, e pensar na visibilidade, se de onde ele estar o motorista consegue enxergar com clareza", esclarece.

Nenhum comentário:

Ao redor do mundo