sexta-feira, 20 de maio de 2011

Conheça o pedreiro que tira garotos do crime com boxe

“Já que não fui campeão no ringue, decidi ser campeão da vida”. É assim que Ronaldo de Paula Ribeiro, 36, define sua trajetória. Pedreiro desde os 13 anos, há dois anos ele divide sua rotina entre o ringue e o chão das obras.
Durante o dia Ronaldo trabalha para uma construtora, mas no fim da tarde ensina crianças e adolescentes a lutar contra a falta de perspectiva e a ter um futuro melhor, em uma academia em Cobilândia, Vila Velha. A iniciativa é da Associação de Boxe do EspíritoSanto (Abes), criada por ele.
Mesmo trabalhando desde cedo, ao lado do pai, ele sempre quis conquistar seu espaço no esporte. “Eu chorava quando minha mãe não me deixava ir praticar boxe. Mas era meu sonho. Queria ser um  campeão. Como não pude, luto para que outros meninos possam realizar seus sonhos”, afirmou.
Ronaldo se profissionalizou como  pedreiro  aos  17 anos , m a s aprendeu a lutar boxe assistindo a aulas. Nem sempre fazia o treinamento, mas adquiriu todo o conhecimento necessário para lutar.
Aos 22, ele foi para São Paulo aprender mais sobre boxe. “Fiz curso de arbitragem e hoje sou o único árbitro reconhecido pela Confederação Brasileira no Estado”. Depois de se especializar, o lutador passou a dar aulas e, durante 10   anos ,   sonhou   dar   a  mesma oportunidade que teve aos que foram prejudicados pela vida.
“Depois de conversar com alguns alunos, decidi criar a associação e o projeto social voltado para menores carentes de 10 a 17 anos, para evitar que eles caíssem no mundo do crime”.
O professor revelou que já teve aluno que treinava armado e jáperdeu alguns para a criminalidade. Hoje, ele tenta buscar patrocínio para poder manter os garotos mais tempo nos treinos.
“Hoje tenho 22 alunos, mas já cheguei a ter 76. Eles são como filhos para mim. Casado há 15 anos e pai de três filhos, Ronaldo não se cansa e disse que apoia os filhos. “O mais velho, de 8 anos, já brinca de boxe comigo, mas eu o educo sem contar histórias de bicho-papão. Assim como faço com meus alunos, mostro as maldades da vida real e mostro que ele pode confiar em mim!”
O seu maior sonho hoje é ampliar projeto.

TRAJETÓRIA
-  Aos 13 anos, Ronaldo começou a trabalhar com o pai como pedreiro, mas sonhava com o boxe.
-  Com 17 anos, tornou-se trabalhador da construção civil.
-  Aos 22, partiu para São Paulo para se formar como árbitro de boxe.
- Há dois anos,criou a Associação de Boxe do Espírito Santo e, em Cobilândia, Vila Velha, dá aulas de boxe para jovens em risco social.
- Hoje , com 36, casado e com três filhos, seu sonho é ampliar o projeto. “Não vou mudar o mundo, mas posso fazer parte da mudança”, disse.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
São pessoas assim que fazem a diferença nesse mundo tenebroso, onde cada um vive por si mesmo. Pessoas que se entregam de corpo e alma ao beneficio do seu próximo. Quantos jovens deixarão de ter futuro na criminalidade ou mesmo de ser mais um interno das instituições penais por causa da ação desse cidadão que resolveu usar o que tem nas mãos em beneficio do próximo?
Eu espero que os políticos e muitos dos lideres religiosos, bem como as demais pessoas, que tiverem acesso a essa matéria possam seguir o exemplo dessa rapaz.
Ele não pede nada em troca do que faz, apenas quer ser instrumento para a salvação de jovens que estão entrando na criminalidade.
Os traficantes e drogas estão ai  de braços abertos para os jovens e adolescentes, estão oferecendo as vantagens trágicas do mundo do tráfico, enquanto os políticos estão preocupados com idiotices que não beneficiam ninguém e os lideres religiosos estão voltados para o seu próprio beneficio.
Líderes ditos religiosos que gastam verdadeiras fortunas com festas em seus templos religiosos, políticos que desperdiçam enormes  somas de dinheiro com coisas inúteis, fora com o crescimento da própria conta bancaria, enquanto pessoas como esse cidadão doa o seu tempo,a  sua vida e certamente divide o que ganha como pedreiro com uma obra realmente social que visa o beneficio de outras vidas.
Será que nenhuma autoridade vai levantar a mão para ajudar esse cidadão sem eu projeto?
Cadê os homens e mulheres que alugaram nosso ouvidos durante a ultima campanha eleitoral, nos afirmando que fariam algo para beneficiar a sociedade?
Veja na pessoa do Ronaldo Ribeiro e nos eu projeto uma boa oportunidade para ao menos dar a impressão que esta se cumprindo algumas das promessas feitas em campanha.
Pastores festeiros, padres, sacerdotes e todas as formas de liderança religiosa conhecida, que tal darem uma pausa na gastança de dinheiro com seus shows em seus templos e ajudarem o Ronaldo  e a ABES?
Esse rapaz está praticando a verdadeira política em prol da sua comunidade, pois é ela quem mais ganha com essa ação, e ao mesmo tempo, esta também praticando a verdadeira religião, que apregoa o amor ao próximo e a caridade.

Nenhum comentário:

Ao redor do mundo