domingo, 29 de maio de 2011

RESGATE REVITALIZA PRAÇA NO BAIRRO SANTA TEREZA, NA CAPITAL CAPIXABA


a praça estava entregue aos vândalos
Resgate da praça” – é com essa denominação que um dos diretores do Movimento Comunitário do bairro Santa Tereza, (Vitória, ES) pôs em prática um projeto inusitado que vem beneficiar toda uma comunidade com a revitalização da praça João Coelho de Oliveira, point de lazer dos moradores do referido bairro.
vândalos
A praça João Coelho de Oliveira viveu nessa manhã de domingo (29\05\2011) um complemento do mutirão ali realizado pela SEMAN e por moradores do bairro.  Hoje foram feitos várias obras ali, dentre elas: limpeza local, pintura na área do campo de futebol, melhorias na iluminação, aperfeiçoamento na automatização da iluminação local.  “A  comunidade local vai passar a cuidar da manutenção do local, conforme é o objetivo do projeto “Resgate da praça”, informa Mário Loretti, diretor do movimento comunitário local e presidente do movimento “amigos da pelada de sexta”.
MARIO LORETTI
A praça estava sendo freqüentada por vândalos que depredavam o local, onde o consumo de drogas era um fato. Parte desses vândalos vinham de outros bairros circunvizinhos (Caratoíra, Bela Vista, Alagoano, Santo Antonio, Morro do Quadro), e outra parte eram internos de um albergue para menores que funciona bem próximo a praça, albergue este que fora implantado no local sem que a comunidade fosse previamente consultada ou informada. “A prefeitura chegou, estabeleceu o albergue no local e depois abandonou”, informa um morador que prefere não ser identificado. Esses mesmos vândalos foram responsáveis pela depredação total de banheiro público que havia no local, o que causou a desativação dos banheiros.Ai então passaram a fazer suas necessidades fisiológicas atrás do muro da quadra que há na praça. Quadra essa que recebeu atualmente grandes melhorias, dentre essas melhorias, a instalação de grades que cercam a quadra.
carro queimado: foco da dengue e de ratos
Um problema que ainda esta sem solução no local, é uma sucata de um veiculo que fora queimado “misteriosamente” a cerca de oito meses, sendo que a autoria do  incêndio criminosos ainda não foi identificado.  Esse veiculo foi incendiado em uma outra rua, no mesmo bairro, mas  teve a sua sucata queimada removida por desconhecidos e abandonado ao lado do campo que fica  junto a praça, servindo assim para foco de mosquito da dengue e ratos. Vários setores públicos foram procurados para que a remoção dessa sucata fosse providenciada, mas não houve quem assumisse essa responsabilidade. “qualquer dia desse, a população do bairro Santa Tereza vais e unir e jogar essa sucata no meio da rua, e ai vamos ver se ela  nãos era removida”, diz um morador anônimo.
A segurança que há no bairro como em um todo é precária, informa o diretor do movimento comunitário Mario Loretti. “ A pouca segurança que temos aqui na praça só é possível devido a um esforço do cabo Romildo, da 2ª Compania do 1º Batalhão da PMES, a quem agradecemos”, acrescenta.
campo de futebol
Não é somente a praça que sofre depredação. O campo ali localizado é constantemente ultilizado como campo de manobras e estacionamento pelos motoristas da linha 102 (Santa Tereza x Jesus de Nazaré), da Viação Grande Vitória , o que estraga o campo, sendo que existem ali ruas paralelas suficientes onde esses ônibus podem manobrar e ficarem estacionados, já que ali mesmo na praça é ponto final da referida linha.
Loretti ainda diz: “a praça é para o povo, é do povo, e por isso o povo daqui quer cuidar bem dela, já que ela estava esquecida pela PMV.”


NECESSIDADES MAIS URGENTES PARA A PRAÇA
apoiadores
·         O bairro Santa Tereza é atualmente servida pelas seguintes linhas de ônibus municipal: 102 - Santa Tereza x Jesus de Nazaré; 104 – Santos Dument x Bela Vista; 201 – Curva da Jurema x Bela Vista. Para a população utilizar de uma linha de ônibus que os leve a zona norte da cidade (Reta da Penha, Maruipe, UFES, por exemplo) tem de andar alguns minutos até o bairro próximo, para conseguir uma linha direta a essa região, ou se utilizar de duas linhas, pagando assim duas passagens a mais. Também não existe nenhuma linha do Transcol que passe pelo bairro Santa Tereza. Assim sendo, existe uma enorme necessidade de ter esse problema resolvido e a população ter tal necessidade suprida.
·   Não existe também no bairro Santa Tereza nenhuma DPJ ou posto policial, ou mesmo um destacamento policial, seja civil ou militar... Isso seria uma necessidade essencial num bairro desse nível.
·      É estritamente necessário um trabalho de conscientização juntos aos motoqueiros que trafegam pelo local, pois eles utilizam o centro da praça para “cortar caminho”, subindo com suas motos em pleno transito, na calçada e atravessando a praça, pondo assim em risco a integridade física de pessoas e de crianças eu sempre estão pelo local.
·     Uma outra necessidade enorme no local é a retirada dos canteiros que existem na praça, pois se tornaram inadequados para o local, devido ao estado de abandono e mal tratamento dos mesmos por parte da PMV, que não dá nenhuma manutenção.
·     O palanque instalado na praça necessita de uma cobertura, para maior conforto dos usuários, por exemplo.
·        Na praça João Coelho de Oliveira existe já um local destinado a academia para idosos, porém falta ali a instalação da academia por parte da PMV.
a praça está novinha em folha mas ainda existem necessidades


Nenhum comentário:

Ao redor do mundo