segunda-feira, 6 de junho de 2011

As emoções do "REI" Roberto Carlos em show em Vitória, ES

Ginásio do Álvares Cabral lotado. As luzes se apagam com meia hora de atraso. Mas ninguém ali se incomodou com os trinta minutos que se passaram depois da hora marcada. O maestro rege a banda que mistura uma série de acordes que você em algum momento da vida já ouviu. Uma sensação de déjà vu passa pela cabeça. Aquela voz que toma conta do local e canta ""quando eu estou aqui... eu vivo esse momento lindo..." confirma a impressão de já ter experimentado aquila sensação antes. Mas como diz o velho ditado: as emoções se renovam. E Roberto Carlos faz isso.
Renova as emoções da jovem de longos cabelos negros e olhos verdes ao som de "Eu te amo, te amo, te amo" e a faz dançar e sacudir os braços sem parar, para na seqüência dizer a  frase "A voz dele é música. É isso". Também desperta as emoções da senhora a minha frente, toda arrumadinha com seu casaco de onça e cabelos vermelhos que  abre um sorriso de felicidade a cada novo verso de "Além do horizonte" e me faz acreditar que "existe um lugar lindo e tranqüilo pra gente se amar".
Emoções também feitas de saudades, que ele expõe ao lembrar da mãe em "Lady Laura" . Na canção seguinte, "Nossa Senhora", cria um paralelo de amor materno e fé, em uma homenagem para a "matriarca" maior de uma nação, ainda, predominantemente católica como ele. E inspira uma fã a abrir os abraços como se estivesse fazendo uma oração.
Bem humorado e brincalhão durante todo espetáculo, o Rei também falou de sexo. E da primeira vez que escreveu uma canção sobre o assunto ("Proposta"). E depois da segunda e da terceira em que isso se repetiu. E então vieram "O côncavo e o convexo" e "Cavalgada". 
  
Essa última, a música preferida da Adnélia, advogada que corre atrás do Roberto pelo mundo a fora. Para ela, a música "Cavalgada" é "a forma mais linda de se falar de uma relação sexual. Tem romantismo e respeito", afirmou ao lado de uma almofada em forma de coração, que tinha no lacre do embrulho transparente uma foto dela e do seu cantor preferido. Era o presente que daria para o Rei naquela noite.

Falando em presentes, eles foram muitos. Pequenas lembranças onde os fãs tentavam se materializar - e por que não - se eternizar na presença do Rei. Generoso, Roberto Carlos brincava com as lembranças:  recostava a cabeça nas almofadas, lia todas as mensagens nos cartazes e, no número final do show, retribuía o carinho da platéia na clássica distribuição de rosas ao som do hino religioso "Jesus Cristo".
A cada nova música lembranças, emoções e carinhos tomavam conta do ar. Seja no casal que trocava um selinho durante a versão intimista do clássico dos clássicos do cantor, "Detalhes", em que Roberto tocou violão e um coro involuntário se fez do primeiro ao último verso da canção. 
  
Seja no inseto, que pousou no braço do anfitrião da noite e voou pelo palco assim que o cantor lhe mandou um beijo. O bicho se chama esperança. A mesma que fez com que todo mundo saísse dali com um sorriso no rosto. Ninguém é Rei impunemente. Uma salva de palmas para o cachoeirense Roberto Carlos.

Expectativa dos fãs para o show
O público que compareceu em massa ao Ginásio Álvares Cabral tinha uma grande ansiedade e as melhores expectativas para o show. O espetáculo aconteceria em 14 de abril, dia em que Roberto Carlos completaria 70 anos, mas foi adiado em dencorrência da morte da filha mais velha do cantor, Ana Paula Rossi Braga.
"Esse é o show que eu cheguei mais atrasado na minha vida. Mais de 40 dias, eu acho. É que eu tinha umas coisinhas para resolver antes", disse o cantor a platéia que cantou "Parabéns para você" para ele. Políticos, empresários, estudantes, entre outros, compunham a diversificada platéia que foi ouvir as canções românticas mais famosas do Brasil. Confira algumas  das expectativas dos fãs antes do show: 
  
"Espero um show de emoções. Vai ser um bom show: um capixaba cantando para capixabas. Vai ser um momento especial". António Diogo, diretor geral da Garoto

"Eu adoro as músicas dele! Espero que o show tenha muitas 'emoções' [risos]. E que ele esteja melhor. Estou super ansiosa, comprei os ingressos há dois meses." 
Isabela, Lisen Silva, estudante de psicologia, que estava acompanhada do pai e da mãe

"Nós viemos de Colatina. Minha avó faz a mesma idade que ele. Vai ser lindo!" 
Stefany, 22 anos, estudante

"Viemos de Guarapari e queremos ver o Rei." 
William e Daniele Perim, estudantes.

"Estamos esperando tudo e mais um pouco!" 
Das amigas Marcia Marim e Maria Vitória Amaral

"Que seja tão bom quanto todos os outros. Porque Roberto Carlos é sempre bacana." 
Edmara, dona de casa, que perdeu as contas de quantos shows já tinha assistido.

"A emoção é muito grande. Somos de uma família católica e a vontade de ver um show dele era imensa!" 
Célia, Daniela, Beatriz, avó, filha e neta que foram assistir ao show em família

As canções do show
1. Emoções 
(Roberto Carlos/ Erasmo Carlos) 
2. Eu te amo, te amo, te amo 
(Roberto Carlos/ Erasmo Carlos) 
3. Além do horizonte 
(Roberto Carlos/ Erasmo Carlos) 
4. Amor perfeito 
 (Michael Sullivan/ Paulo Massadas/ Lincoln Olivetti/ Robson Jorge) 
5. Cama e mesa 
(Roberto Carlos/ Erasmo Carlos) 
6. Detalhes 
(Roberto Carlos/ Erasmo Carlos) 
7. Desabafo 
(Roberto Carlos/ Erasmo Carlos) 
8. Lady Laura 
(Roberto Carlos/ Erasmo Carlos) 
9. Nossa Senhora 
(Roberto Carlos/ Erasmo Carlos) 
10. Mulher pequena 
(Roberto Carlos/ Erasmo Carlos) 
11. Proposta 
(Roberto Carlos/ Erasmo Carlos) 
12. O côncavo e o convexo 
(Roberto Carlos/ Erasmo Carlos) 
13. Cavalgada 
(Roberto Carlos/ Erasmo Carlos) 
14. Eu quero apenas 
(Roberto Carlos/ Erasmo Carlos) 
15. Pout pourri "Jovem guarda" 
*É proibido fumar 
(Roberto Carlos/ Erasmo Carlos) 
*Namoradinha de um amigo meu (Roberto Carlos) 
*Quando 
(Roberto Carlos) 
*Jovens tardes de domingo 
(Roberto Carlos/ Erasmo Carlos) 
16. Como é grande meu amor por você 
(Roberto Carlos) 
17. É preciso saber viver 
(Roberto Carlos/ Erasmo Carlos) 
18. Jesus Cristo 
(Roberto Carlos/ Erasmo Carlos)

Curiosidades
*Em 52 anos de carreira Roberto Carlos já vendeu mais 120 milhões de discos. 
*Roberto Carlos já foi cantado pelas maiores cantoras do Brasil. De Ângela Maria a Ivete Sangalo. De Nana Caymmi a Marisa Monte. De Alcione a Sandy. 
*Nara Leão e Maria Bethânia dedicaram álbuns inteiros as suas canções. 
*"Emoções" é sua música mais regravada. De acordo com o Ecad foram 57 versões, de nomes como Milton Nascimento e Marina Lima. 
*Roberto Carlos não canta mais um de seus clássicos "Quero que tudo vá pro inferno" por ter uma palavra "diabólica" em sua letra. 
*Ele também não veste roupas nas cores marrom e preto. 
*Outra superstição de Roberto é a de só sair pela porta que entrou. 
*Existe em Cachoeiro de Itapemirim uma estátua de Roberto Carlos. Possui um 1,75 metro de altura e foi esculpida em mármore. Foi  desenvolvida por Angela Moreli. Fã de Roberto desde a Jovem Guarda, ela já fez outras esculturas do Rei, em vários tamanhos e materiais diferentes.

Nenhum comentário:

Ao redor do mundo